Todo mundo já passou por uma situação em que, por mais que a internet parecesse estar entregando uma quantidade certa de sinal, a conexão estava lenta e acabava gerando um grande estresse em todos que a utilizavam, não é?
É claro que uma das primeiras coisas que pensamos nessas situações é que está acontecendo uma coisa com o provedor, mas nem sempre, essa é a principal causa desses problemas.
Antes de entrar em contato com a operadora e abrir um chamado, existem alguns pontos que podem ser analisados para constatar o que está causando essa interferência.
Confira abaixo uma lista de 5 fatores que podem causar lentidão na sua conexão:
1. Muitas pessoas utilizando o mesmo roteador.
Pode até parecer besteira para alguns, mas a quantidade de pessoas e dispositivos conectados a uma mesma rede influencia, e muito, na rapidez da conexão. Quando você precisar utilizar algo que puxa mais internet, tente desconectar aparelhos que não estão sendo utilizados e manter apenas os necessários conectados ao Wi-Fi. Assim, você poderá ter maior estabilidade.
Lembre-se que aplicativos de streaming, chamadas de vídeo e jogos são uns do que mais usam a internet.
2. Má posição do roteador.
Quando você contrata um serviço de internet é importante que a pessoa que irá instalar saiba te indicar o melhor local para deixar o roteador. Isso porque, existem locais em que o sinal poderá ser mais baixo, devido ao conflito com muitas paredes, por exemplo e isso, com certeza, implicará em uma internet lenta em alguns locais da casa mais tarde.
Opte por locais abertos, que tenha um alcance bom a todos os cômodos ou que tenha um maior fluxo de pessoas na sala, como a sala de estar, por exemplo.
Se ainda assim for pouco, utilizar mais de um roteador pode ser uma boa solução.
3. Roteador próximo a objetos que interferem no sinal.
Tente não colocar o seu roteador perto de espelhos ou aquários, pois esses objetos podem atuar como um bloqueador de sinal. O que acontece é que o sinal que é liberado pelo Wi-Fi, quando entra em contato com essas superfícies, acabam sendo enviados de volta e, com isso, a conexão fica ruim.
Janelas, micro-ondas, dispositivos sem fio e rede de água também devem se manter afastados!
4. Software desatualizado.
O seu roteador está atualizado conforme a demanda do mercado?
Ter certeza de que o aparelho que você está usando é compatível com o seu pacote de internet também é muito importante. Aparelhos muito antigos podem não suportar a demanda atual e acabar deixando a conexão lenta ou, às vezes, até mesmo parar de funcionar.
Nesses casos, verifique a última versão com a operadora ou, se o roteador for seu, invista em modelos novos e atualizados.
5. Instabilidade no provedor.
Por fim, se nenhuma das dicas acima te ajudarem, podemos concluir que é um problema do provedor. Nesse caso, você deverá entrar em contato e aguardar pelo atendimento que, muitas vezes, consiste em uma visita técnica para que seja averiguado qual o real problema.
Esperamos que essas dicas tenham ajudado e que você consiga aproveitar sua internet ao máximo!
Continue acompanhando nossos conteúdos para mais informações e novidades.