O metaverso pode não estar tão distante quanto você pensa!
A ideia não é original, o termo já existia em literaturas da década de 80. Sua aplicação é que depende de inovações! Se popularizou com a mudança do nome do Facebook para Meta.
Trata-se da possibilidade de uma experiência de imersão. Não é algo real, mas tem a capacidade de transmitir sensações reais através de equipamentos próprios. É quase como acessar uma espécie de realidade paralela, mas sem sair do lugar!
Em outras palavras: É uma plataforma virtual que representa um ambiente realista e interativo. Ali é possível customizar avatares em 3D, consumir produtos ou serviços, interagir em si, visitar locais, testar protótipos, realizar treinamentos e assim por diante.
Diversas companhias já estão inovando e investindo em tecnologias que agreguem essa ferramenta, como a Meta, Epic Games, Itaú, Nike, Microsoft, Gucci, Disney e muitas outras.
A Microsoft, por exemplo, está investindo em ambientes virtuais corporativos, desenvolvendo avatares 3D para serem utilizados por colaboradores no Teams.
A Gucci, por meio de parcerias, busca possibilitar que os usuários experimentem roupas ou até comprem itens de forma virtual para vestir os avatares.
A Nike está estudando possibilidades para os varejistas realizarem vendas de forma virtual. As pessoas calçariam seus avatares para praticar esportes interativos. A Adidas também investiu em uma coleção de NFT’s para acesso exclusivo ao metaverso da empresa.
A Boeing anunciou um projeto de desenvolvimento de um avião no metaverso, com design aos serviços aéreos para oferecer uma experiência única digital aos usuários.
A Epic Games inovou ao oferecer experiências para os usuários assistirem shows e participarem de eventos virtuais de grandes nomes da música.
Agora vamos ao que interessa: Como utilizar?
Ter uma internet estável é o básico! O 5G vai nos ajudar muito, inclusive, já que a rapidez na transferência de dados (troca de informações) é essencial. Em seguida, é necessário obter óculos de realidade aumentada, joysticks (controles) e criptomoedas para conseguir ingressar nessa nova tendência.
E aí? Está pronto para essa aventura? Já tem tudo o que precisa? Conta pra gente!